A biópsia da mama é um procedimento no qual é feita a retirada de um pequeno fragmento de uma área considerada suspeita. Essa área pode ser um agrupamento de microcalcificações, um nódulo ou até uma área de distorção arquitetural. 

Antes de utilizarem a biópsia de mama por agulha, eram realizadas biópsias cirúrgicas no qual eram feitos um corte na pele onde era feita a retirada do material desejado para o estudo no laboratório. 

Então as biópsias cirúrgicas costumam causar cicatrizes e acabam levando mais tempo para serem realizados, por isso essa é uma técnica que não é muito utilizada atualmente devido à biópsia da mama por agulha ser mais eficiente e rápida. 

Assim a biópsia nada mais é do que um exame para avaliar um pouco melhore as condições de uma determinada área que é considerada suspeita, ou seja, que pode ser considerada maligna por exemplo. 

Justamente por isso se você quer entender um pouco mais sobre esse procedimento e descobrir como a biópsia da mama é feita você está no lugar certo. 

Por isso continue a sua leitura e venha descobrir com a gente tudo sobre a biópsia da mama e como esse procedimento é feito atualmente. 

Como é feita a biópsia de mama? 

Atualmente a biópsia da mama também é conhecida como core biópsia e é um exame que é realizado no consultório onde a paciente está sob os efeitos de uma anestesia local. 

Para o procedimento se utiliza uma agulha acoplada a uma pistola específica que é utilizada para a retirada de certos fragmentos dessa região consideradas suspeitas que deverão ser posteriormente avaliados em um laboratório. 

Esse é um exame que acaba sendo considerado rápido já que ele dura em torno de 15 minutos e possui resultados muito confiáveis. 

A biopsia da mama pode ser guiada através de uma ultrassonografia ou até mesmo a mamografia e após o fim do procedimento é utilizado um curativo no local e não é necessário dar pontos. 

Por ser um procedimento relativamente simples geralmente ele não causa nenhum tipo de complicação e quando elas ocorrem geralmente se tratam de hematomas que acabam regredindo espontaneamente com o passar do tempo ou com a aplicação de compressas de gelo no local. 

Uma vez que o exame é concluído, no dia seguinte a paciente já está habilitada a exercer todas as suas atividades normalmente. 

Esse é um exame que é considerado bem tolerado pelas pacientes, já que em qualquer sinal de dor o médico tem a liberdade de anestesiar novamente o local evitando assim o incômodo sem sequer gerar cicatrizes. 

Mesmo sendo um procedimento simples a biopsia da mama acaba gerando preocupações entre as mulheres. 

Isso porque a biopsia só é indicada quando existe uma suspeita de câncer de mama que foi sinalizada em algum outro exame como uma ultrassonografia ou uma mamografia. 

No entanto é importante ressaltar que não é necessário se preocupar, afinal, o diagnóstico precoce é a melhor forma para garantir a cura completa do câncer restaurando assim a qualidade de vida da paciente com cirurgias e tratamentos que são muito menos agressivos. 

Conclusão  

Sendo assim, já ficou claro que a biópsia de mama é um exame muito importante que pode te auxiliar a garantir o seu bem-estar e a sua saúde por isso não perca mais tempo. 

Se o seu médico recomendar uma biópsia de mama, entre agora mesmo em contato com a SEGMEDIC e realize esse procedimento com a gente, aqui você pode marcar uma consulta através do número 2666-5800. 

Na SEGMEDIC você tem acesso a 26 especialidades médicas diferentes e cerca de 3000 tipos de exames laboratoriais e complementares além de coleta domiciliar. 

Se consulte com quem entende venha para SEGMEDIC.  

Aqui a excelência está no nosso DNA.