Será mesmo que os cuidados para prevenir a gripe são os mesmos que temos para evitar a Covid-19 e resfriado? Confira 5 dicas a seguir!
Pelo fato de ser uma doença que, na maioria das vezes, não oferece riscos, a população acredita que não é necessário prevenir.
No entanto, a gripe ainda pode nos deixar debilitados por dias e a depender da faixa etária ou situação do sistema imunológico, pode desenvolver formas graves.
Além disso, doença em doença não é mesmo? Precisamos nos proteger o máximo possível de todas elas.
Neste post você vai entender a diferença entre gripe e resfriado e aprenderá 5 cuidados para prevenir a gripe.
Diferença Entre Gripe E Resfriado
Embora tenha sintomas muito parecidos, gripe e resfriado são doenças diferentes e causadas por vírus distintos.
A gripe, cujo nome científico é influenza, é basicamente uma infecção viral do sistema respiratório sendo causada pelo vírus influenza que pode ser do tipo A ou B.
De modo geral, se caracteriza por sintomas que deixam o doente com o corpo debilitado e com muito mal-estar, por exemplo:
- Febre e coriza;
- Dor de cabeça, garganta e no corpo;
- Sensação de cansaço;
Por outro lado, temos o resfriado, tão comum quanto a gripe. Confira seus sintomas:
- Coriza, tosse e certo desconforto na garganta;
- Dor de cabeça e dor muscular leve;
- Febre;
Como pode observar, os sintomas de ambos são similares, por isso nos confundimos com frequência.
No entanto, existem, sim, algumas diferenças e vou te ajudar a entender.
A priori, os sintomas da gripe são mais fortes e duram por mais dias. Entre 7 e 10 dias. Enquanto isso, os sintomas do resfriado duram em média 4 dias.
O resfriado também apresenta febre, mas sempre baixa e nem sempre aparece. Já a gripe pode chegar a 38 graus.
O que a maioria das pessoas relata é que os casos de resfriados provocam mal-estar, mas de uma forma bem mais branda. Menos dores pelo corpo, menos dor de cabeça e a garganta não inflama muito.
Além disso, todos esses sintomas desaparecem mais rápido e alguns indivíduos só os têm por 2 dias.
5 Cuidados Para Prevenir A Gripe
Agora vamos aprender quais são os principais cuidados para prevenir a gripe. Veja e cuide-se!
1 – Evite aglomerações e locais fechados: como sabemos, a doença é causada por um vírus que circula no ar e fica em estruturas. Logo, um dos cuidados para prevenir a gripe é evitar locais fechados.
2 – Não tocar olhos, boca e nariz: a forma como entramos em contato com o vírus influenza é através das mucosas. Sendo assim, devemos evitar passar a mão nos olhos, nariz e boca. Caso seja inevitável, use o antebraço;
3 – Higienize as mãos: também devemos sempre andar com as mãos bem higienizadas. Desse modo, leve sempre álcool gel 70% na bolsa quando for sair. Ainda é possível limpar as mãos lavando com água e sabão;
4 – Use máscaras: aprendemos com a pandemia de Covid-19 que as máscara nos protegem dos vírus. O mesmo acontece com a gripe e os resfriados. Por isso, sempre que for sair e acessar aglomerações, vale a pena colocar sua máscara;
5 – Manter os ambientes ventilados: dentre os cuidados para prevenir a gripe, está o ato de manter os ambientes sempre ventilados, ou seja, com janelas e portas abertas, se possível;
Além desses cuidados para prevenir a gripe, também é necessário se vacinar para evitar manifestações graves da doença.
A rede pública oferece gratuitamente todos os anos e faz campanhas, mas apenas grupos prioritários são contemplados. Nesse caso, crianças até 5 anos e idosos.
Contudo, se você não faz parte desses grupos e deseja se vacinar, saiba que é possível encontrar a vacina contra gripe em redes particulares.