Hoje vamos falar sobre o Dezembro Vermelho, uma campanha instituída pela Lei de nº 13.504/2017, com o intuito de promover uma mobilização nacional contra o vírus HIV, Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Siga lendo o post e saiba mais sobre essa iniciativa, seus objetivos, bem como, sua importância.
Campanha Dezembro Vermelho
Por certo, você sabe que o vírus HIV representa grande risco para a vida humana e é justamente, por isso, que existe a necessidade de tamanha mobilização.
A campanha do Dezembro Vermelho, diferente do que muitos pensam, não visa apenas nos instruir sobre o assunto.
Temos aqui um conjunto de atividades que, além de contribuir para o enfrentamento ao vírus HIV/Aids e as ISTs, também tem como objetivo informar sobre outras questões.
Sendo assim, todas as ações realizadas estão em conformidade com as diretrizes do Sistema único de Saúde (SUS). Logo, temos como agentes participantes da campanha:
- Entidades da sociedade civil organizada;
- Administração pública;
- Organismos internacionais;
Caso ainda não tenha se inteirado sobre o Dezembro Vermelho, saiba que o mesmo vem surtindo efeitos e os resultados são os melhores possíveis.
Isto posto, considerando que estas ações não têm o objetivo de alcançar apenas indivíduos portadores dessas patologias, você como membro da sociedade também deve atentar-se para a campanha.
Por quê? Porque dentre as tarefas realizadas neste evento, existem aquelas que nos passam informações sobre prevenção e formas de tratamento.
Apesar da campanha ocorrer por todo o mês, o dia “D” do Dezembro Vermelho é no dia 1 de dezembro.
Objetivos Da Campanha
Vamos falar um pouco mais sobre a campanha Dezembro Vermelho e entender quais são, de fato, seus objetivos. Assim, você também conseguirá entender o quanto ela é importante para todos.
- Mobilização de enfrentamento: o maior objetivo, sem dúvida, é mobilizar a sociedade, como um todo, no combate à disseminação do HIV e das ISTs.
Quando falamos em enfrentar, se trata de ajudar a população a se prevenir para evitar a contaminação e também procurar o tratamento adequado.
Outra questão referente ao enfrentamento é o combate ao preconceito, que muitas vezes impede as pessoas de procurarem ajuda.
- Prevenção: embora boa parte da população tenha noção sobre a gravidade dessa doença, muita gente ainda não se previne.
De acordo com dados do IBGE de 2021, menos de 23% da população brasileira usa preservativo em todas as relações sexuais.
Já um estudo de 2022 afirma que o uso de camisinha caiu 72,5% entre adolescentes, comparado a 2009, por isso, é importante focar em ações preventivas.
- Ferramentas e Tratamentos: a campanha Dezembro Vermelho também serve para nos informar sobre todas as ferramentas disponíveis no Sistema único de Saúde.
Me refiro às ações voltadas para o tratamento e também à prevenção
Informação, por exemplo, a Profilaxia Pós-Exposição ao vírus (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).
- Informação: embora já conheçamos diversas doenças sexualmente transmissíveis, nos falta conhecimento mais específico.
Com toda a certeza, a melhor forma de prevenção é saber sobre como cada uma delas é transmitida, então, esse movimento também visa nos informar.
Além disso, existe uma força tarefa com o intuito de ajudar a população a identificar os sintomas das patologias e com isso promover diagnóstico rápido e melhores resultados no tratamento.
- Direitos: por fim, o Dezembro Vermelho trabalha com conscientização acerca dos direitos das pessoas com HIV. Ação que diminui o preconceito.
Importância Do Dezembro Vermelho
Se temos como principal intuito, reduzir o número de contaminações e oferecer melhor qualidade de vida aos infectados, podemos dizer que o Dezembro Vermelho é um sucesso.
Isso porque hoje no Brasil, 92% dos HIV positivos em tratamento estão no estágio de “indetectáveis”, ou seja, não transmitem o vírus.
Além disso, estes conseguem ter mais qualidade de vida devido ao uso de medicamentos de primeira linha que recebem.
Uma maneira de manter a saúde em dia é realizando exames de rotina, inclusive os relacionados às ISTs. Marque com a SegMedic pelo 2666-5800 e tenha diagnósticos de excelência!