A dor na coluna é uma condição bastante comum e que geralmente consegue ser resolvida em pouco tempo, contudo, pode ser bastante incômoda e dolorosa. Esse tipo de dor pode estar associado a fatores como má postura ou esforço, mas também, pode estar associada a outras doenças e até mesmo lesão local.

Por esse motivo, é imprescindível procurar orientação médica, pois somente o profissional consegue fazer uma avaliação do caso e indicar o tratamento mais adequado. Normalmente, em situações mais leves, o tratamento pode ser feito com remédios anti inflamatórios ou fisioterapia, contudo, varia de caso a caso.

Por isso, vamos entender quais são as principais causas da dor na coluna e como isso pode ser tratado.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DA DOR NA COLUNA

1 – MÁ POSTURA

A má postura é um dos principais causadores de dor na coluna, pois quando isso acontece, modificamos toda a estrutura.

Assim, para se adaptar o organismo faz alterações, deixando as articulações mais duras e os músculos curtos.

Dessa forma, tentando manter equilíbrio entre os músculos e os ossos, acabamos por prejudicar a disposição de como eles se encontram, acarretando na dor na coluna.

Nesses casos, o melhor a se fazer é buscar se conscientizar sobre a sua postura, principalmente se você precisa ficar horas de pé ou sentado.

Por isso, procure se policiar quanto a sua postura, deixando as costas eretas e em caso de trabalhar na frente do computador, escolher uma boa cadeira ergonômica e ajustar a altura de sua tela.

2 – ESFORÇO REPETITIVO

Quando realizamos esforços repetitivos que sejam intensos é comum de ocorrer dor na coluna, devido ao impacto causado nos músculos, o que gera lesões.

Em algumas profissões isso é mais recorrente, já que o esforço físico é necessário e assim, profissionais como enfermeiros ou trabalhadores de obra civil podem apresentar dores frequentes.

Nessa situação, para sanar as dores é indicado procurar evitar levantar pesos ou fazer grandes esforços, pedindo ajuda para colegas de trabalho sempre que necessário.

Além disso, fazer exercícios físicos e alongamentos ajuda o músculo a se fortalecer, evitando de ocorrerem lesões.

3 – DESEQUILÍBRIO PÉLVICO

A dor na coluna também pode estar associada ao desequilíbrio pélvico que ocorre quando há fraqueza muscular na região da pelve, de modo que exista diferença nos tamanhos dos membros inferiores.

Isso faz com que a musculatura fique instável devido ao desequilíbrio da estrutura dos ossos e músculos.

A melhor forma de evitar que isso aconteça é por meio de exercícios físicos que fortalecem a região da pelve, como alongamentos, musculação e pilates.

Além disso, é fundamental buscar a orientação de um médico ou fisioterapeuta para indicar o tratamento adequado, como uso de medicação e realizar fisioterapias fortalecedoras.

4 – OBESIDADE E EXCESSO DE PESO

Outra causa comum para a dor na coluna está associada à obesidade e ao excesso de peso, pois causa pressão nas vértebras e articulações da coluna.

Além disso, é importante mencionar que ossos do joelho e do quadril também ficam comprometidos e deixam a estrutura óssea comprometida, podendo gerar inflamações em todas as regiões do corpo.

Nesses casos é indicado o tratamento para a dor com o uso de anti inflamatórios e fisioterapia.

Contudo, também é importante combater a causa, por meio do tratamento contra a obesidade e para isso é fundamental procurar a orientação de um médico e de um nutricionista.

5 – SEDENTARISMO

O sedentarismo também é uma causa recorrente para a dor na coluna, pois ocorre o enfraquecimento dos músculos do organismo.

Assim, qualquer esforço, por mínimo que seja, pode acarretar em dores fortes na região da lombar.

Por isso, a melhor opção é fazer exercícios físicos para fortalecer a musculatura local, como por exemplo:

  • Yoga;
  • Alongamentos;
  • Pilates;
  • Natação;
  • Entre outros.

Procure algum esporte que você goste e pratique com frequência para fortalecer a região e ficar livre de dor na coluna.

CONCLUSÃO

A dor na coluna é uma condição bastante recorrente na vida da maior parte das pessoas. Geralmente está associada a fatores como má postura e enfraquecimento dos músculos locais. Por isso, procure a orientação de um médico ortopedista na Segmedic para fazer a sua avaliação, através do whatsapp ou do número 2666-5800.