O eletrocardiograma acaba sendo um exame inicial que tem o intuito de avaliar a saúde cardiovascular de um determinado organismo com o intuito de detectar possíveis anomalias cardíacas. 

Conhecido como ECG esse exame deve ser solicitado por um cardiologista com o intuito de acompanhar a evolução de certas doenças além de avaliar a eficiência de determinados medicamentos para arritmia ou até mesmo marcapassos. 

Ele também é conhecido como eletrocardiografia e acaba sendo utilizado com o intuito de avaliar a atividade elétrica no nosso coração. 

A ligação é feita através de eletrodos que são fixados na pele. 

Sendo assim é possível detectar o número de batimentos por minuto do coração e até mesmo o ritmo. 

Por isso se você ficou interessado e quer saber um pouco mais sobre o eletrocardiograma você está no lugar certo. 

E a sua leitura e venha descobrir com a gente como esse exame é feito e o que ele pode detectar. 

O que o eletrocardiograma pode detectar? 

Como já foi dito brevemente, o eletrocardiograma costuma detectar alguns problemas cardíacos entre eles nós podemos destacar os seguintes: 

  • Aumento Cavidades cardíacas 
  • Arritmia 
  • Infarto do miocárdio 
  • Antologias coronárias 
  • Distúrbios na condução elétrica do órgão 
  • Infarto em situações emergenciais 
  • Problemas nas válvulas do coração 
  • Doenças transmissíveis 
  • Entre outros. 

Esse exame também acaba sendo muito eficiente para analisar a saúde do coração quando é comprovado a presença de algumas condições de doenças como por exemplo colesterol alto, tabagismo, histórico familiar entre outros. 

Quando o eletrocardiograma deve ser feito? 

O eletrocardiograma é um exame que costuma ser simples, rápido e indolor onde o paciente deve ficar deitado numa maca em repouso por cerca de 5 minutos antes do procedimento. 

Essa pratica tem o intuito de não gerar nenhum tipo de alteração nos resultados devido a influências dos fatores externos. 

Os impulsos elétricos do coração devem ser registrados em um pedaço de papel e logo após os eletrodos devem ser colocados na parede torácica anterior que é a região frontal do peito nos punhos e também nos tornozelos. 

No momento é aplicado um gel sobre o dispositivo com o intuito de auxiliar a medição da corrente elétrica. 

Além de ressaltar ainda que é recomendado que a sua pele esteja limpa e bem desengorduradas nos locais das fixações dos eletrodos. 

Esse exame requer um certo preparo considerado bem simples são eles: 

  • Para relatar ao médico os medicamentos dos quais faz uso já que eles podem causar alguma alteração nos resultados do seu exame. 
  • É necessário a retirada de qualquer tipo assim de acessórios como joias no pescoço braços e pulsos. 
  • Os homens que possuem muitos pelos nos no tórax necessitam cortá-los. 
  • Não é recomendado ainda que o paciente pratique exercícios físicos antes da realização do exame já que isso pode alterar o nível dos batimentos cardíacos. 

Esse exame costuma durar cerca de 5 a 10 minutos para ser concluído. 

Conclusão  

Analisando tudo isso já deu para entender claramente que o eletrocardiograma é um exame muito importante por passar resultados precisos que auxiliem muito quando o assunto é o monitoramento do nosso coração. 

Por isso se você está interessado em marcar seu eletrocardiograma não perca mais tempo e entre agora mesmo em contato com a SegMedic

Aqui na SegMedic você terá acesso a 27 especialidades médicas e ainda mais de 1200 tipos de exames laboratoriais e complementares. 

A SegMedic permite que você acesse os seus resultados com a identificação e senhas do seu cartão de exame, número de celular ou e-mail, tudo para garantir um atendimento acessível, transparente e humanizado. 

Venha conhecer nossas unidades e venha você também se maravilhar com atendimento ambulatorial de referência que garante a eficiência do atendimento que você precisa.