Nos últimos anos, com a presença de uma pandemia que assolou o mundo inteiro, nos vimos diante de uma situação em que precisamos da tecnologia como aliada para a tudo, inclusive para a medicina.

Graças ao avanço da ciência, conseguimos chegar a soluções mais rapidamente do que seria possível, como a criação de novas vacinas.

Além disso, a digitalização dos atendimentos vem transformando o setor da saúde, tendo em vista que foi necessário se adequar a nova realidade, promovendo atendimentos à distância.

Por isso, podemos dizer que a tecnologia transforma a forma como estávamos a lidar com a medicina e que isso traz impactos em nossas vidas, de uma forma positiva.

UMA NOVA REALIDADE

Conforme o COVID-19 se alastrou no mundo inteiro, foi necessário a criação de novas regras de convivência e entre essas estava o menor contato possível entre as pessoas.

Com a Lei n° 13.787/2018, a tecnologia se fez cada vez mais presente nos hospitais, com a finalidade de otimizar o atendimento dentro de hospitais e ter fácil acesso aos dados dos pacientes.

E tudo isso de uma forma digitalizada, pois evita o contato físico.

Dessa forma, toda equipe médica consegue ter acesso aos prontuários de cada paciente, o que é bastante eficiente e seguro.

Isso porque, antes mesmo da pandemia do COVID-19, acontecia de existir perdas de informações importantes e até mesmo vazamento de dados médicos.

Algo que é bastante prejudicial, porém decorria pelo fato de todos os dados serem registrados em papéis, que muitas vezes não eram armazenados de forma correta.

Atualmente, a tecnologia também tem como objetivo ajudar e transformar a medicina, fazendo com que ela seja mais eficiente.

COMO A TECNOLOGIA MUDOU O SETOR DA SAÚDE?

Como dissemos anteriormente, foram adotados métodos de digitalização para armanezar dados de uma forma segura e eficiente, de modo que a equipe médica tenha um acesso rápido às informações importantes.

Na perspectiva da área da saúde, isso é algo bastante positivo, tendo em vista que o uso de aplicativos para realizar atendimento médico é algo que torna o sistema mais eficiente.

Dessa forma, os pacientes conseguem também ter acesso aos seus dados, bem como, se comunicar com mais facilidade com a equipe médica e conseguir atendimentos e precrições médicas.

Vamos ver a seguir as principais mudanças que a tecnologia trouxe para a digitalização da medicina.

1 – PROCESSOS AUTOMÁTICOS

A otimização do tempo é um benefício bastante visível quando o assunto é a digitalização da medicina, isso porque permite com que processos que são mais demorados podem ser feitos de forma automática.

Assim, podemos exemplificar fichas médicas com dados do paciente que não precisam ser feitas a cada novo atendimento, pois tudo já está registrado.

Além de facilitar o trabalho da equipe médica, o próprio paciente consegue ter um atendimento mais rápido pois essas etapas já são colocadas em automático.

2 – REGISTRO DE PACIENTES

Com o COVID-19 foi cada vez mais necessário registrar pacientes todos os dias para realizar o tratamento, algo que é bem eficiente com a digitalização da medicina.

Assim, com o registro de dados foi possível ter acesso a informações indispensáveis para a criação de soluções, como a própria vacina.

Isso é positivo pois não somente ajudou no avanço do combate ao COVID-19, mas também, a qualquer doença que se busca ter conhecimento científico.

3 – SEGURANÇA DE DADOS

Anteriormente a Lei n° 13.787/2018 não existia uma padronização quanto aos cuidados dos registros dos pacientes, como prontuários médicos.

Para cada organização, como hospitais ou clínicas, existia uma autonomia para registrar pacientes e dados de acordo com a necessidade de cada um.

Contudo, com a vigência da lei foi necessário que fosse criado uma padronização para atender medidas de segurança, de modo a proteger as informações.

Dessa forma, as organizações precisaram se adequar para atender os critérios estabelecidos pela lei, como:

  • Criar instalações que identificam e protegem prontuários médicos;
  • Treinar funcionários para saberem os procedimentos de segurança;
  • Ter acesso limitado de pessoas aos registros;
  • Criar softwares que permitem o monitoramento dos registros.

CONCLUSÃO

A tecnologia tem garantido a digitalização da medicina, fazendo com que tenhamos mais facilidade e eficiência nos registros médicos. Isso é inovador tendo em vista que muita das informações eram perdidas ou, acabavam atrasando o atendimento.

Por isso que podemos afirmar que a digitalização da medicina trouxe impactos positivos para o sistema de saúde.