A medicina da família é uma área da saúde que tem um papel fundamental na construção de uma sociedade saudável e com elevada qualidade de vida.
Por isso, vamos explicar melhor o que significa esse conceito e entender a sua importância em nossas vidas.
Já vale mencionar que a SegMedic possui um quadro de médicos e profissionais da saúde renomado, que valorizam a sua saúde e oferecem serviços de excelência.
O QUE É MEDICINA DA FAMÍLIA?
Medicina da família e comunidade é uma especialidade médica em que o médico atende os seus pacientes ao longo de suas vidas, independentemente de quais seja a sua idade, gênero ou quadro de doença.
Nesse contexto, é necessário que o profissional tenha qualificação e uma visão ampla acerca da saúde de seus pacientes, levando em consideração fatores como:
- Saúde física;
- Saúde mental;
- Saúde emocional;
- Vida social;
- Questões psicológicos e biológicas;
- Etc.
Atualmente, estima-se que cerca de 90% dos quadros e problemáticas relacionados à saúde podem ser resolvidos pela medicina da família e da comunidade.
Isso se aplica principalemnte em casos em que a população precisa atenção nos setores mais básicos, não necessitando de aparelhagem moderna e tecnológica.
Podemos dizer que uma das principais características da medicina da família consiste na aproximação do médico para com os seus pacientes.
Essa promoção é considerada benéfica, pois terá mais fácil acesso ao entendimento da doença, como o acesso ao histórico familiar e prevenção.
COMO FUNCIONA A MEDICINA DE FAMÍLIA?
A medicina de família e comunidade atende todas as pessoas, independentemente de características como gênero, idade ou quadros de enfermidade.
Isso significa que o profissional possui capacitação para atender desde um recém-nascido até mesmo uma gestante ou um idoso.
Isso porque, tem competência para lidar com as demandas básicas de qualquer idade e qualquer parte do corpo humano.
Essa especialidade é de suma importância para a saúde de uma população, pois as demandas mais recorrentes podem ser atendidas através da medicina da família e comunidade.
Portanto, o médico presta assistência a qualquer estágio de uma condição de saúde e pode se manter responsável pelos cuidados até que entenda necessário encaminhar para uma especialidade.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE?
Tendo em vista que a medicina da família e comunidade é capaz, por si só, de atender muito mais do que a metade das demandas relacionadas à saúde, logo podemos perceber a sua importância.
Essa importância se faz porque é a área em que mais impacta a sociedade, atendendo as questões mais básicas e atuando de forma preventiva para com as doenças.
Portanto, a qualidade de vida de uma população que tem acesso à medicina da família e comunidade é substancialmente elevada, porque está realizado cuidados de forma preventiva.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE COM CLÍNICO GERAL?
No Brasil, comumente chamamos de clínico geral o profissional que se formou em medicina após os seis anos de curso, sendo apto para atender casos gerais.
Isso significa que ele está apto a exercer a medicina da família e comunidade?
Não, conforme já mencionamos, a medicina da família e comunidade é uma especialização, assim, o médico precisa fazer uma residência por mais dois anos após a sua formação.
Após concluir a residência e passar na prova de especialização, o médico está apto para atender uma comunidade com os seus conhecimentos acerca de atenção à saúde básica e primária.
CONCLUSÃO
A medicina da família é essencial para uma sociedade, pois atua nas áreas mais primordiais da saúde.
A SegMedic possui médicos especializados nessa área e que podem atender sua família, trazendo segurança e excelência de tratamentos.
Para conhecer melhor esse serviço da SegMedic, agende agora ou saiba mais através do numero (21) 2666-5800