Nos últimos anos, esses termos foram muito utilizados, tendo um destaque em todos os lugares do mundo. Devido ao COVID-19, muito ouvimos falar sobre pandemia.
Você sabe o que significa cada um desses conceitos?
- Pandemia;
- Epidemia;
- Endemia;
- Surto;
Hoje vamos falar sobre esse assunto tão recorrente, como diferenciar e como entender cada uma dessas terminologias.
O QUE É SURTO?
O primeiro conceito que vamos falar é o “surto“, que consiste em aumento no número de casos de uma doença, de forma inesperada e repentina.
Contudo, esse termo é restrito a uma situação determinada, como:
- Regiões;
- Comunidades;
- Estação do ano;
- Etc.
Assim, entendemos que para determinada doença ser classificada como um surto é necessário que ela esteja com um índice de contágio maior do que o comum, além de estar determinada a uma área geográfica.
A fim exemplificativos, podemos entender que o surto abrange infecções transmitidas por animais, produtos químicos ou materiais radioativos.
No caso de algumas cidades do Brasil, a dengue é classificada como um surto, pois atinge a certas localidades, como uma região ou bairros.
Atualmente, a cidade do Rio de Janeiro teve um aumento inesperado nos casos de influenza, o que foi considerado um surto – contudo, notícias mais recentes já classificam como epidemia.
Assim como o COVID-19, que durante o seu começo era considerado como um surto na cidade de Wuhan, na China.
O QUE É EPIDEMIA?
Uma doença pode ser classificada como uma epidemia quando ela ocorre em diversas regiões próximas, aumentando assim, o raio geográfico de contaminação.
Desse modo, existe contaminação fora das localidades em que a doença foi inicialmente identificada.
Portanto, podemos visualizar que uma epidemia pode acontecer em três níveis diferentes:
- Municipal: atingindo vários bairros;
- Estadual: atingindo várias cidades;
- Nacional: atingindo várias regiões do país.
Nesse sentido, é importante dizer que doenças sazonais não são colocadas como epidemia, que são doenças comuns em certas épocas, como por exemplo, resfriado no inverno.
O QUE É ENDEMIA?
A endemia consiste em casos de manifestação de doenças em uma determinada região, porém, diferentemente das outras classificações, é algo esperado.
Assim, a endemia se constitui de um padrão estável de número de pessoas contaminadas.
Em casos em que esse número se elevar, mas ainda não se tornando alarmante, existe a denominação de hiperendemia.
Apesar de estar dentro de um padrão estável, as doenças endêmicas são consideradas a maior preocupação em relação a saúde, principalmente em países tropicais e de baixa renda.
Isso porque, justamente por serem constantes, geram um número frequente de doentes e óbitos.
A exemplo disso, podemos mencionar a doença malária, que apesar de manter um número constantes de infectados, merece a atenção e cuidado, pois é um risco à saúde de todos, tendo em vista o alto grau de contaminação e mortes.
Além disso, é importante mencionar que elas devem ser controladas ao máximo, pois o próximo estágio de contaminação é a epidemia.
Assim, podemos entender que a endemia, que é o número comum de casos em determinada região, quando não controlado pode ser disseminado para outras localizações, ocasionando em epidemia.
O QUE É PANDEMIA?
Nos últimos três anos ouvimos incessantemente falar sobre pandemia do COVID-19, mas o que esse termo significa?
A pandemia é quando uma doença está sendo disseminada a nível global, causando uma alta nos números de contaminações e óbitos.
Essa terminologia é a mais grave, tendo em vista que atinge a todas áreas do globo e que o vírus – ou agente patógeno – possui um grande poder de contágio.
A partir do momento em que é decretado pandemia, todos os países do mundo precisam se unir para combater à doença, inclusive países em que não há registros de contaminação.
Além do COVID-19, podemos exemplificar a gripe suína, que também chegou a ser considerada pandemia no ano de 2009.
CONCLUSÃO
Basicamente podemos entender que a diferença entre surto, epidemia, endemia e pandemia está relacionado a área de contágio, bem como, o número de contaminados.
Nos últimos anos muito se falou sobre a pandemia do COVID-19 e por isso é necessário que saibamos a diferença entre cada conceito, a fim de saber sobre a gravidade de cada situação.
Se você está com alguma sintoma de COVID-19, procure um profissional médico e não deixe de fazer o teste. Aqui na Segmedic, além de ótimos profissionais, você também encontra o teste específico para a detecção do vírus. Agende agora uma consulta através do número 2666-5800.