Precisa fazer o teste toxicológico e quer saber para que serve, quando é indicado e como é feito? Então, basta seguir lendo o texto.
Existem diversos tipos de exames, cada um serve para diagnosticar diferentes tipos de doenças ou ainda controlar patologias existentes.
Além disso, existem exames que necessitam de determinada preparação. É o caso do exame de glicemia que exige que o façamos em jejum.
Será que o teste toxicológico requer algum cuidado antes de fazer? Vamos saber tudo, a seguir.
O Que é Teste Toxicológico?
O teste toxicológico é um exame laboratorial cujo objetivo é verificar se um indivíduo fez ou esteve exposto a algum tipo de droga, ou outra substância tóxica.
Fazendo esse teste conseguimos detectar, por larga janela de detecção, tais substâncias quando usadas nos últimos 90 ou 180 dias, a depender da substância e da requisição exigida.
Desse modo, algumas drogas que podem ser identificadas no teste toxicológico são:
- Maconha e seus derivados;
- LSD, ecstasy, crack e cocaína;
- Anfetamina, heroína e morfina;
Para Que Serve?
Embora seja realizado com frequência para tirar ou renovar a habilitação, essa não é a única situação em que o teste toxicológico é solicitado.
Também é comum realizar o exame em hospitais quando o paciente chega com suspeita de envenenamento por substância tóxica ou ainda por ansiolíticos.
Além de detectar a substância, o exame é capaz de informar o grau de exposição à mesma, em alguns casos.
Nos hospitais, também se usa o teste toxicológico quando o paciente tem overdose. Nesse caso o objetivo é identificar a subsistência responsável pela condição.
Algumas empresas também pedem esse tipo de análise laboratorial como parte dos exames de admissão, por exemplo.
Substâncias Não Detectadas
Vale ressaltar que o teste toxicológico o consegue detectar todas as substâncias como, por exemplo, antidepressivos, anabolizantes ou esteroides.
É necessário sempre informar no ato do atendimento e ao coletor responsável a listagem de todos os medicamentos em uso anexado da prescrição do médico solicitante.
Por isso os laboratórios conseguem evitar esse “falso positivo” por contaminação externa.
Como Funciona O Teste Toxicológico?
Agora vamos entender como funciona o teste toxicológico.
Bem… a princípio, saiba que não é preciso nenhum tipo de preparo antecedente, porém o exigido é termos material o suficiente para extrair e realizar a análise, a partir disso, a pessoa só precisará se dirigir até o local onde será feito o exame.
Vale ressaltar que em casos de resultado for positivo, realiza-se uma contra prova para a confirmação.
Mas quais materiais e suas respectivas finalidades podem ser usados para fazer o teste toxicológico? Confira a lista:
- Cabelo: através da janela de larga detecção, nos permite verificar com no mínimo 4 cm de comprimento, o consumo de drogas a partir de 90 dias;
- Pelos: também através da janela de larga detecção, identifica uso de substâncias a partir de 90 dias;
- Urina: curta janela de detecção, é identificado o contato com a substância em até uma semana após o uso, não sendo um exame de larga detecção;
- Suor: em curta janela de detecção, a princípio, identifica-se o consumo de drogas também na última semana;
- Sangue: embora pareça ser o mais convencional, ele só detecta o uso de drogas nas últimas 24 horas.